SINTAESA

“O emprego é o grande tema do País”

size_810_16_9_carteira

Na última quarta-feira (24), a Mercedes-Benz selou um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que reverte a demissão arbitrária de mais de dois mil trabalhadores da montadora.

O acordo prevê a instalação de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) na Mercedes-Benz, que pode ser aderido por até 1,4 mil, dos 9 mil trabalhadores da montadora, entre os dias 24 e 31 de agosto. Dessa forma, a multinacional garante a estabilidade dos demais funcionários até dezembro de 2017.

Os trabalhadores que aderirem ao PDV receberão R$ 100 mil, independente do tempo em que está contratado pela empresa, ou mesmo do setor em que atua. A Mercedes-Benz alega que o acordo “permitirá manter as operações enquanto não ocorre uma recuperação do mercado brasileiro.”

A decisão foi celebrada pelo secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre. “Foi muito importante esse acordo. Os trabalhadores haviam sido demitidos unilateralmente. Ao instalar o PDV, saem as pessoas que querem, que possuem outro projeto de vida. Esse dinheiro, com os direitos somados, garantem dois anos de salários. Portanto, foi um acordo bom para os trabalhadores”, afirmou o dirigente.

Ainda segundo Nobre, o caso da Mercedes-Benz deve servir como alerta para o País. “O que está em curso é uma crise sem precedentes para a indústria na história do Brasil. Se não tomarmos medidas, essa situação pode se alastrar para outros setores da economia. O emprego é o grande tema do País, podemos voltar 20 anos, quando duas ou três pessoas por família estavam desempregadas durante o governo FHC”, recorda.

Fonte CUT

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Redes Sociais SINTAESA

Campanhas

TV SINTAESA