SINTAESA

Sindicato se reúne com fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho

esgoto-cursos-cpt

Na manhã da quinta (28.07), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto, Saneamento Ambiental (Sintaesa), Ideueno Fernandes de Souza, acompanhado por representantes da base do Sindicato estiveram reunidos com fiscais do trabalho na Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTE/MT).

De acordo com o presidente do Sintaesa, a reunião foi para buscar explicações, basicamente, sobre dois pontos: o pagamento do intervalo intrajornada se é obrigatório ou não na ETAs e nas ETEs e a questão da jornada 12 por 36 em área insalubre.

Intrajornada

Na questão do intrajornada, foi explicado que se funcionário permanecer na estação durante o horário da refeição e do descanso tem que ter local adequado pra ele ficar lá nesse horário, se não tivesse local adequado, a empresa terá que pagar o intrajornada independente de qualquer outra questão. E, ainda, se ele for acionado com frequência, durante esse intervalo intrajornada, vários vezes durante o mês, não será considerado descanso, pois o funcionário sempre ficará de sobreaviso naquele intervalo, e neste caso, a empresa também terá que fazer o pagamento do intervalo de jornada.

Insalubridade

Foi dito pelos fiscais, que os funcionários que trabalham em áreas insalubres não podem ter uma jornada de 12 horas de trabalho continuo. Segundo eles, o trabalhador não pode ficar mais de oito horas em exposição nesses locais de insalubridades, pois estaria aumentando a probabilidade de contaminação, como é o caso dos trabalhadores das Estações de tratamento de esgoto e do pessoal que trabalha próximo as bombas, pois o nível de ruído é muito alto, e não podemos ficar todo aquele tempo nesse locais considerados prejudiciais à saúde humana.

Acordo Coletivo

“Essas explicações serão fundamentais para nos embasar na mesa de negociação”, afirmou o presidente, ressaltando que as negociações estão avançando e que nos próximos dias terá uma proposta para submeter a Assembleia Geral da categoria.

O presidente do Sintaesa MT lembra que a categoria aprovou somente as cláusulas salariais do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2016/2017, e que a negociação entre o Sindicato e a CAB Cuiabá continuam sendo discutidas com o Interventor, Marcelo Padeiro de Oliveira, e o diretor administrativo, Leoci Benedito da Silva, porém agora, com a mediação da Agência de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Redes Sociais SINTAESA

Campanhas

TV SINTAESA