SINTAESA

Saneamento e Meio Ambiente foram temas de debates no Congresso da FNU e CNU

mesa_saneamento_20_congresso_fnu

O Congresso dos trabalhadores urbanitários realizou na manhã desta quarta-feira, dia 12 de agosto, a mesa “Garantir o Saneamento e a Sustentabilidade Ambiental como Direito”. Participaram do debate o Professor da UFBA, Luiz Roberto Moraes,o Secretário de Saneamento, Fabio Giori, o Secretário de Meio Ambiente, Pedro Romildo e o Coordenador da FNSA, Edson Aparecido da Silva.

Na opinião do Professor Luiz Roberto, o saneamento público deve ser defendido com toda a força. “Há um conflito de interesses entre o público e o privado, não podem caminhar juntos. A PPP é uma prova disso”, alertou. Para Moraes a interferência do capital privado fica muito clara também na questão dos resíduos sólidos, não interessa para os empresáriosa aplicação da Lei que foi uma conquista da sociedade, o que vale é a produção em massa e o lucro.
Na opinião do Professor Moraes para barrar a sanha privatista que se manifesta através das PPPs e de outras modalidades,será necessário envolver outros atores, como a sociedade, os movimentos sociais e de outras organizações. O sindicato sozinho não conseguirá essa conquista. É preciso avançar.

O Coordenador da FNSA, Edson Aparecido, fez uma analise ampla dos desafios do saneamento público, destacou as lutas no mundo contra a privatização, em especial na Argentina, Uruguai, Paris e Bolívia. Para Edson uma das saídas para fortalecer o setor passa pela reformulação da gestão das empresas, com participação social forte, e de mecanismos que gerem recursos para um fundo de universalização do saneamento. Uma proposta já apresentada pela FNU.

De acordo com Secretário de Meio ambiente da FNU, Pedro Romildo, a luta pelo meio ambiente deve ser uma ação de todos os governos, pois se o homem continuar explorando os recursos naturais neste ritmo, o planeta terá seu futuro ameaçado em pouco tempo.

Finalizando a participação dos palestrantes, o Secretário de Saneamento, Fábio Giori, apresentou o plano de lutas,aprovado na plenária, para ser colocado em prática na próxima gestão da FNU e CNU. Um dos pontos mais importantes é a criação do Observatório do Saneamento, uma estância importante para acumular conhecimento e estudos específicos, com o objetivo de fortalecer a luta em defesa do saneamento público. Ao final os delegados e convidados puderam debater com os palestrantes.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Redes Sociais SINTAESA

Campanhas

TV SINTAESA